WLTP, o que é?

julho 30, 2019
Autosport
Autosport
Autosport

O que é o teste WLTP?

Apesar de ainda ser um teste laboratorial, o WLTP introduz a componente de utilização em condições reais para oferecer aos consumidores dados sobre consumo e emissões o mais próximo daquilo que vai conhecer durante uma utilização real. Ou seja, para acabar com as discrepâncias entre os valores homologados e aquilo que o computador de bordo nos diz após uma viagem.

O WLTP consiste em várias fases (quatro) que estão baseadas no perfil de condução de milhões de condutores de todo o mundo. Comparando com o NEDC, o novo sistema e mais dinâmico, contabiliza muito menos paragens (onde o sistema Stop&Start influi bastante) e usa velocidades mais elevadas durante mais tempo, refletindo desta forma uma utilização mais fidedigna.

Outra diferença reside nos modelos testados. No NEDC, as marcas utilizam veículos de base, com pouco ou nenhum equipamento e o mais leve. No WLTP, o ensaio é feito ao modelo mais leve da gama e ao mais pesado e todos os equipamentos, de série ou extra, são levados em linha de conta. Porque é impossível medir todos os modelos consoante os níveis de equipamento e os opcionais, foi criada uma fórmula complexa que permite calcular, com absoluta precisão, os valores de emissões de CO2 e de consumos de todos os níveis de equipamento. Outra vantagem desta fórmula é que permite aos consumidores saberem quais os valores para todos os modelos da gama e não apenas para os motores.

Naturalmente que a introdução do WLTP resultou no aumento dos valores de CO2 e de consumo publicados, mas você caro leitor, estará mais bem informado e verá que aquela coisa do “ah o meu carro consome 4,5 l/100 km, mas nunca consegui menos de 7 litros” deixará de acontecer.

Transição NEDC para WLTP

A partir de setembro de 2018, todos os carros novos vão ser certificados de acordo com o protocolo WLTP, acabando o NEDC. A exceção são os veículos novos em “stock”, mas limitados a 10% das vendas do ano anterior. Todos os veículos matriculados antes de setembro de 2018, podem ser vendidos posteriormente a essa data.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais