BMW e Mercedes suspendem parceria na condução autónoma

junho 26, 2020
Turbo
David Espanca
Turbo

A BMW anunciou a suspensão temporária da parceria que tinha com a Mercedes para o desenvolvimento da próxima geração de novas tecnologias na condução autónoma e estacionamento automático. Isto, apesar de ambas reafirmarem o interesse no desenvolvimento desta tecnologia…

No verão passado, a BMW e a Mercedes tinham juntado esforços para desenvolverem em conjunto a próxima geração de novas tecnologias no âmbito da condução autónoma e estacionamento automático. E tudo apontava para que isso fosse realidade, a partir de 2024.

No entanto, as duas empresas suspenderam, temporariamente, essa cooperação, optando por se concentrar nos seus projetos individuais, que estão atualmente em curso. Decisão, que pode mesmo levar a que recorram a outros parceiros.

Apesar disso, ambos os fabricantes revelaram que esta cooperação poderá ser retomada posteriormente e que sua abordagem à segurança na área da condução autónoma “permanece altamente compatível”.

Tecnologia com “grande potencial”

Klaus Frohlich, membro da direção da BMW, explicou que “desenvolvemos sistematicamente a nossa tecnologia e plataforma escalável com parceiros como a Intel, Mobileye, FCA e Ansys”. O responsável prossegue, referindo que “a nossa atual geração tecnológica tem um grande potencial”.

E explica porquê: “Temos sensores extremamente fortes e um grande poder computacional; o nosso sistema modular robusto coloca-nos numa excelente posição para oferecer aos nossos clientes aquilo que eles precisam durante muitos anos”.

Por seu turno, o membro do conselho de administração da Daimler e da Mercedes, Markus Schafer, afirmou que a experiência da sua empresa “complementa muito bem a do BMW Group”. Além dos veículos elétricos, “a digitalização é um importante pilar estratégico da Mercedes-Benz”.

O responsável disse que “para nos prepararmos para os desafios futuros, num mundo em constante mudança, também estamos a analisar outras possibilidades, nomeadamente com parceiros fora do setor automotivo”.

Apesar do sucedido, tanto a BMW como a Mercedes continuarão a trabalhar em conjunto noutras áreas. Em 2015, os dois uniram esforços com a Audi para comprar a plataforma HERE, enquanto no ano passado, apresentaram os seus serviços de mobilidade numa joint-venture separada.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais