AP-0 é só o início. Elétrica Apex prepara gama alargada de modelos

maio 01, 2020
Turbo
Turbo
Turbo

Apresentada ao mundo, com o lançamento de um pequeno desportivo 100% elétrico, a Apex promete, no entanto, não ficar pelo AP-0. Pelo contrário, o pequeno construtor automóvel pensa já numa nova gama de modelos, a começar num pequeno e mais acessível desportivo, além de um quatro lugares.

Fundada por dois irmãos de Hong-Kong, Gary e Jason Yeung, a ainda jovem Apex quer conquistar o seu lugar, no seio da nova indústria automóvel.

Nascida na China, mas com toda a sua estrutura, hoje em dia, no Reino Unido, a Apex começou por dar-se a conhecer, há apenas alguns meses, através da apresentação de um desportivo 100% elétrico, ainda na forma de concept, denominado AP-0. Embora e segundo também defenderam os seus criadores, pronto para entrar em produção, em instalações localizadas na cidade inglesa de Woking e com capacidade para produzir até 500 unidades por ano, já a partir de 2022.

No entanto, sabe-se agora, os planos da Apex não terminam no AP-0, mas continuam, desde logo, num segundo modelo: um pequeno e mais barato desportivo, também 100% elétrico, mas cuja produção deverá ter lugar na China.

Quanto ao resto, a mesma estratégia delineada para o AP-0, ou seja, concepção e engenharia “made in” Reino Unido, com recurso a mesma plataforma do AP-0, noticia a britânica Autocar.

Preço abaixo dos 115 mil euros

Ainda de acordo com as mesmas fontes, este novo desportivo, que ajudará a fazer crescer a gama da Apex, deverá ter um preço base abaixo das 100 mil libras esterlinas, ou seja, qualquer coisa como 115 mil euros. O que, embora alto para os standards portugueses, torná-lo-ia significativamente mais barato que o AP-0, cujo preço começa nos 172 mil euros.

“Para já, todos os nossos recursos estão focados no AP-0. No entanto, uma vez concretizado esse objectivo, queremos fundar uma fábrica na China, onde produziremos um desportivo EV mais pequeno. Até porque, entendemos que, neste momento, é impossível encontrar um desportivo elétrico a preço razoável”, afirmou Jason Yeung.

Já o seu irmão, Gary, garantiu que a Apex “não está a tentar utilizar a mesma estratégia da Tesla e de outros fabricantes. Queremos fazer algo diferente. No patamar de preço do AP-0, acreditamos ter não apenas uma boa proposta, em termos de condução, como também no que à segurança e à componente ambiental diz respeito”.

Quatro lugares também a caminho

No entanto, a ambição dos irmãos Yeung não fica por aqui, pois, em desenvolvimento, estão também propostas de quatro lugares, que deverão fortalecer a gama da Apex. A primeira das quais, acreditam os seus criadores, poderá surgir antes de 2030.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais