APEX AP-0. Inglês, desportivo, elétrico, chega em 2022

março 28, 2020
Turbo
Redação
Turbo

Já tinha ouvido falar na Apex? Nós, também não, mas a verdade é que esta desconhecida marca inglesa prepara-se para dar a conhecer o seu primeiro modelo: um pequeno desportivo, denominado AP-0, e 100% elétrico. Que, com vários motivos de interesse, deverá chegar ao mercado em 2022.

A recém-chegada APEX apresentou um concept que promete atualizar o conceito de performance 100 % elétrica: o AP-0.

Com “apenas” 650 cv de potência nas rodas traseiras e um peso reduzido (tendo em conta a configuração elétrica), o APEX AP-0 promete alcançar os 100 Km/h nuns rápidos 2.3 segundos.

Este sprint, iguala os níveis de performance de híper-carros como o Rimac C_Two, o Lotus Evija ou o Pininfarina Battista. Já a velocidade de ponta não acompanha a destes elétricos, ficando-se pelos 305 Km/h.

Unidade motriz como ingrediente de leveza

Estas prestações serão alcançadas graças à mentalidade adotada na construção deste modelo, que privilegiará, acima de tudo, a leveza.

O baixo peso será alcançado com ajuda do próprio conjunto propulsor: o motor e as próprias baterias de lítio de 90 KWh, que, em conjunto, pesam apenas 550 kg.

As baterias serão montadas na plataforma do desportivo, entre eixos, para assim baixar ao máximo o centro da gravidade.

A autonomia também irá beneficiar do peso reduzido: segundo a APEX, o AP-0 contará com uma autonomia de até 514 quilómetros, distancia que se equipara à de modelos de performance mais modestas, tais como o Hyundai Kauai, o Mustang Mach-E ou o Tesla Model 3 .

Inspirado na competição

O segundo ingrediente, que permitirá alcançar a cifra de 1200 kg, será a construção da plataforma. Esta, fortemente inspirada em soluções usadas na Fórmula 1 e nos protótipos de Le Mans, ou seja, modular e construída completamente em fibra de carbono. Com destaque para uma espinha dorsal, que introduzirá rigidez adicional.

A inspiração na competição, continua no desenho da suspensão. O AP-0 usufruirá de um sistema pushrod, como vemos nos monolugares da Fórmula 1, mas com a adição de amortecedores adaptivos, que ajustam a altura ao solo, automaticamente.

Para travar, este desportivo utilizará discos de travão carbono-cerâmicos, com pinças de 6 êmbolos à frente, e de 4 atrás.

No que toca ao exterior, a carroçaria foi esculpida pela aerodinâmica e utiliza, mais uma vez, soluções inspiradas na competição.

Um interior espartano

A cabina é minimalista e contém apenas o essencial. As backets em fibra de carbono farão o condutor sentar-se numa posição de condução semelhante à de um monolugar de competição. Já as funcionalidades do carro, poderão ser controladas através de vários botões no volante, mas também de um ecrã na consola central.

Curiosamente, este modelo integrará sistemas de ajuda à condução e segurança. Inclui tecnologia de manutenção na faixa de rodagem, cruise controlo adaptativo e travagem automática de emergência.

Adicionalmente, a APEX revelou que o desportivo poderá alcançar uma condução autónoma de nível 3. Para referência, o sistema Autopilot da Tesla é de nível 2.

É de frisar que o concept recentemente apresentado é real e possui todas as características anunciadas. O que não se sabe ainda é se todas estarão presentes, no modelo de produção.

O AP-0 estará disponível em 2022, com um preço anunciado de 164,610 euros. Aos dias de hoje.

Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais